Por: Laís Sebben Xavier
Aluna do curso de Comunicação Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Situado no sul do estado da Bahia, Porto Seguro é para quem quer aproveitar as férias, mas sem aquele agito de cidades como Salvador, por exemplo. Época apropriada para estar em terras baianas é o mês de Julho, pois no sul e sudeste o frio é intenso nessa época, mas já na parte nordeste do país, o mês do frio é pouco sentido, lá o calor atinge a escala dos 28 graus facilmente, porém a possibilidade de chuva é maior. Por isso é a melhor época para aproveitar um tempo livre, melhor até que no mês de dezembro e janeiro, nos quais o calor é bem mais intenso.
Como diz a banda Vivendo do Ócio em seu som “Nostalgia”, a Bahia faz muita falta e a banda sabe muito bem o por quê. Originada em Salvador, Bahia, a banda brasileira de rock e indie rock fala muito bem de sua terra natal. O nome foi inspirado naquelas tardes preguiçosas. E não tem mais nada tão apropriado para fazer em férias na Bahia.
Porto Seguro oferece várias opções de hotéis, pousadas, campings, etc. Oferece também lugares apropriados para os viajantes do motor home, uma casa com rodas que pode te levar para qualquer lugar mesmo que você esteja sentado no sofá.
Divide-se em cinco distritos, são eles Porto Seguro (sede), Arraial D’Ajuda, Caraíva, Trancoso, e Vale Verde Trancoso e Arraial D’Ajuda são alguns dos distritos mais conhecidos, essa região dá a impressão de se estar numa época diferente da atual, pois a paisagem com ruas de terra e gramado dão essa sensação. Possui poucas construções grandiosas como as que existem nas capitais populosas do país, essas construções são proibidas, só são permitidas construções com menos de dois andares. O ar de antigo do município dá-se pela data de sua fundação, lá por volta do ano de 1534 e, atualmente, a maior parte da região está tombada pelo patrimônio histórico.
A Região de Arraial D’Ajuda foi nomeada como “muito formosa” na carta de Pero Vaz de Caminha, na época do descobrimento do Brasil. Outra peculiaridade da região é que a área é considerada patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A cidade tem visitas de muitos estudantes que acabaram de terminar o ensino médio, a região recebe várias excursões de formatura dessas turmas na época de junho, julho. Um ponto turístico bastante famoso e sempre alvo de visitas dos estudantes é o Transilvânia, um ambiente com várias “assombrações” e também com um cemitério com nomes de famosos enterrados, o nome do Bob Marley está presente ali.
Trancoso, outro distrito de Porto Seguro, além do axé, estilo musical carimbado da Bahia, já recebeu, em março de 2012, um festival de música erudita, o MeT – Música em Trancoso. O festival reuniu solistas internacionais com a Orquestra Juvenil.
Muitos visitantes que conhecem Porto Seguro gostam tanto que desejam voltar a visitar a região. Um lugar que tem uma paisagem bastante colorida, como cores bem fortes na decoração e na pintura das casas tradicionais. A cidade é um dos pontos turísticos mais procurados do Brasil. O perfil dos turistas é de pessoas oriundas do centro-sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França.
A Cidade Alta de Porto Seguro é bastante procurada por conter o sítio histórico. Muitos turistas incluem essa parte da cidade em sua rota de viagem. Porto Seguro, por decreto presidencial, foi instituída cidade Monumento Nacional. Marco do Descobrimento do Brasil, Porto Seguro ainda possui prédios históricos dessa época.
Fica a dica de viagem para as férias de Julho, que chegarão logo logo.
Laís Sebben Xavier
Aluna do curso de Comunicação Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Comments