DEPUTADO ALISSON COMEMORA VITÓRIA DAS APAES
- jornalrotasul
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Graças à mobilização das Apaes, Pestalozzis, entidades coirmãs e parlamentares comprometidos com a causa da inclusão, o Ministério da Educação (MEC) assumiu o compromisso de republicar o Decreto 12.686/2025 com as alterações necessárias para garantir a proteção das escolas especializadas. A nova versão do texto será apresentada nos próximos dias, respeitando o que sempre foi defendido: o direito de escolha das famílias, assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A decisão foi anunciada ontem (11), após uma reunião no MEC, que contou com a presença do presidente da APAE Brasil, Jarbas Feldner, e representantes de diversas entidades de educação especial. O encontro foi marcado pela união de forças em defesa da educação inclusiva e do fortalecimento das escolas especializadas, que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, deficiência intelectual, múltipla e física.
Durante a reunião, o ministro Camilo Santana reafirmou o compromisso do governo federal em garantir que nenhuma pessoa com deficiência fique sem atendimento adequado e que as escolas de educação especial sejam valorizadas e respeitadas como merecem.
Para o deputado Alisson Wandscheer, essa vitória é fruto da forte mobilização paranaense. “As APAES do Paraná são referência para o Brasil e não podem ser ‘descartadas’ por uma canetada. Defendemos o direito de escolha das famílias e o fortalecimento das instituições especializadas para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Seguiremos firmes na luta para que nenhuma pessoa com deficiência fique sem atendimento e para que as escolas de educação especial sejam valorizadas como pilares da inclusão social”, afirmou.






Comentários