top of page

Prefeito de Curitiba cria Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo para segurança nos ônibus

  • Foto do escritor: jornalrotasul
    jornalrotasul
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

Prefeito Eduardo Pimentel com vereadores e demais autoridades, assina decreto que cria a Patrulha do Transporte Coletivo.. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel assinou nesta segunda-feira (19/5) o decreto de criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo e inaugurou também a sede do novo grupo, no bloco estadual da rodoviária de Curitiba. O grupo especializado da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar para ampliar a segurança no transporte coletivo do município, com rondas nas canaletas do biarticulado e nos terminais de ônibus. 

Eduardo Pimentel, prefeito.

“É um compromisso que assumi com nossa cidade e que se viabiliza a partir de hoje. Segurança para o passageiro, segurança para o trabalhador do transporte coletivo. Para que a gente tenha um transporte coletivo cada vez mais eficiente”, ressaltou o prefeito Eduardo Pimentel. 

As equipes da Guarda Municipal vão trabalhar para coibir furtos e casos de assédio e para combater a prática dos fura-catracas e de rabeira - em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento para irem mais rápido.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou que o transporte coletivo vai contar com equipes da Guarda Municipal especificamente voltadas para pensar a área da segurança no transporte coletivo.

 Rafael Vianna, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito.

“As duas equipes vão atuar junto à comunidade e, principalmente, junto à Urbs, que disponibilizou um sistema que o motorista vai poder acionar quando visualizar alguém na rabeira do ônibus, com acesso direto ao centro de controle e às equipes da patrulha. São várias implementadas para trazer mais segurança aos usuários e aos motoristas", afirmou Vianna.

Motoristas e cobradores

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, destacou como positivas as novas ações implementadas no transporte coletivo do município para garantir segurança aos trabalhadores e passageiros.  

“O prefeito demonstra a sensibilidade para salvar vida dos jovens que se arriscam na prática da rabeira, mas, acima de tudo, tem um olhar humano, a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores do transporte, que está abalada com últimos acontecimentos”, ressaltou. 

Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel sancionou a lei que prevê multa e apreensão de bicicletas para quem for flagrado pegando rabeira nos ônibus da capital. 

Presenças

Participaram do evento, o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, a superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Ana Cláudia Machado, a diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, o líder do Governo na Câmara, Serginho do Posto, os vereadores Da Costa do Perdeu Piá, Sargento Tânia Guerreiro, Beto Moraes, Rafaela Lupion, Meri Martins, Tiago Zeglin, Renan Ceschin, Lórens Nogueira. 

   




Kommentare


Anuncie no Rota

Anuncie sua empresa conosco.

Peça um orçamento:

jornalrotasul@gmail.com

Representante comercial de Fazenda Rio Grande e Região

Marcos Lemos

(41) 99909-9884

Demais localidades (41)99659-1045

Temos os melhores preços, é só escolher seu formato.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Perfil-2.png

© 2018 por Tom Maior Produções.

Todos os direitos reservados.

bottom of page