top of page

Mandirituba vive manhã de emoção e patriotismo com Desfile Cívico em homenagem à Independência do Brasil

  • Foto do escritor: jornalrotasul
    jornalrotasul
  • 5 de set.
  • 3 min de leitura

       A manhã desta sexta-feira, 5 de setembro, ficará marcada na memória dos mandiritubenses. Emoção, brilho nos olhos e sorrisos no rosto traduziram o sentimento de todos que participaram e prestigiaram o Desfile Cívico em homenagem à Independência do Brasil, realizado pela Prefeitura Municipal de Mandirituba.

         O evento reuniu milhares de pessoas e contou com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), da APAE, dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), do Exército Brasileiro, do grupo Renascer da terceira idade, além de apresentações da Banda Marcial de São José dos Pinhais e fanfarras que encantaram o público.

 

A força das crianças e das famílias

          As crianças deram um brilho especial ao desfile, emocionando pais, professores e a comunidade. 3700 crianças participaram do evento. As turmas da Escola Estadual Cívico-Militar Professora Mireille emocionaram muitos pais, com um momento de orgulho e resgate de tradições. “É muito gratificante ver nossas crianças retomando esse momento da nossa história. Eu desfilei quando criança e hoje ver minha filha desfilando pela Escola Mireille é emocionante”, contou a mãe Márcia Marcondes.

        A Guarda Mirim também foi destaque, fruto de um trabalho contínuo com alunos do 5º ano. O guarda Gonçalves explicou que, além do civismo, são trabalhados valores como respeito, disciplina e amor à pátria.

 

Momentos de emoção

        Um dos pontos altos foi a apresentação do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Guido Arzua, de Curitiba, acompanhado da fanfarra Fanguiar, com 70 integrantes. O maestro Cláudio José Praine, ex-aluno de Mandirituba, emocionou-se: “Estudei aqui e participei da fanfarra da cidade quando criança. Hoje, voltar como maestro é algo muito especial.”

       Ex-professoras do município, Lurdes Moro e Elisangela Ferreira, também se emocionaram ao verem os netos desfilando. “É um marco histórico, um resgate do civismo e do orgulho de ser brasileiro”, afirmou Elisangela.

          A Banda Marcial de São José dos Pinhais, com seus 34 anos de história, trouxe uma apresentação vibrante. A estudante Heloísa Xavier Pinto, integrante da banda, resumiu o sentimento: “É um orgulho fazer parte de um evento dessa proporção. É emocionante escrever nossa história com música.”

       O Exército Brasileiro também marcou presença com 25 militares. Para o Subtenente Vasconcelos, “é fundamental mostrar à população a importância das Forças Armadas e do civismo que une o nosso país.”

 

Participação especial

         Autoridades e lideranças também acompanharam o desfile. O deputado estadual Tiago Bührer reforçou a importância do momento para as famílias: “Ver os pais orgulhosos e as crianças vivendo a história do Brasil é algo que precisa ser valorizado.” O secretário de Governo de Fazenda Rio Grande, Júlio César Ferreira, destacou: “Muito bonito ver essa sensação de pertencimento e amor à pátria, um evento bem organizado e marcante para Mandirituba.”

        Diretoras de escolas reforçaram o impacto positivo do evento. Elis Regina de Oliveira Fonseca, diretor da Escola Bom Jesus, disse que para as crianças é um diferencial, o desfile mostra a história do nosso país. “Parabenizo o resgate ao patriotismo, à valorização da nossa bandeira e à liberdade que marcou nossa infância e que agora retomamos”, disse Saiomara Zanão, da Escola Mundo Sagrado.

       A terceira idade também brilhou. O grupo Renascer emocionou o público com coral e desfile, mostrando a importância da valorização dos idosos. Dona Cleusa, emocionada, relembrou sua infância: “Nota 10 para a Prefeitura de Mandirituba. O desfile foi lindo e vai ficar marcado na história.”

 

Bastidores de dedicação

       Por trás da grandiosidade do desfile, uma verdadeira força-tarefa foi mobilizada. Servidores da Prefeitura, equipes de limpeza, cozinheiras, obras e logística trabalharam intensamente para que tudo saísse perfeito. As nutricionistas Michele Taborda e Amanda Claudino relataram que mais de 3.700 alunos foram recepcionados com o com lanche após o desfile, o que exigiu um planejamento detalhado desde a compra dos insumos, até o momento de servir.

 

Estrutura e encerramento histórico

        O desfile percorreu a Avenida Brasil e para garantir a segurança, o evento contou com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, banheiros químicos e grades de contenção.       O encerramento foi marcado por uma encenação do “Grito da Independência”, com a representação de Dom Pedro I a cavalo, arrancando aplausos entusiasmados da plateia.

       Para Hildo Bortalini, do CTG Mandirituba, o momento sintetizou o espírito do evento: “O desfile cívico é fundamental para que os jovens celebrem o amor à pátria e mantenham vivo o sentimento de pertencimento.”

 

Um marco para Mandirituba

       Promovido pela Prefeitura de Mandirituba, em parceria com as escolas e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Desfile Cívico de 2025 entrou para a história como um evento que uniu gerações, fortaleceu vínculos e resgatou o orgulho de ser brasileiro. 

 

 

ree

Comentários


Anuncie no Rota

Anuncie sua empresa conosco.

Peça um orçamento:

jornalrotasul@gmail.com

Representante comercial de Fazenda Rio Grande e Região

Marcos Lemos

(41) 99909-9884

Demais localidades (41)99659-1045

Temos os melhores preços, é só escolher seu formato.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Perfil-2.png

© 2018 por Tom Maior Produções.

Todos os direitos reservados.

bottom of page