Mandirituba sedia 2º Seminário de Práticas da Educação – SEMPRE
- jornalrotasul
- 4 de set.
- 2 min de leitura
Na última quarta-feira (3), Mandirituba foi palco do 2º Seminário de Práticas da Educação (SEMPRE), evento que reuniu representantes de 14 municípios do Núcleo Área Metropolitana Sul para compartilhar experiências bem-sucedidas em sala de aula, com foco na alfabetização e na gestão de melhorias da aprendizagem.
Participaram professores e diretores dos municípios de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha, Piên, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. O objetivo foi apresentar práticas pedagógicas que estão gerando resultados positivos e contribuindo para a qualidade do ensino na região.
Segundo Leney Veloso, Técnica do Núcleo de Cooperação Pedagógica dos Municípios da Área Metropolitana Sul, o Governo do Paraná tem investido em formação e capacitação de professores da rede municipal, fortalecendo o compromisso de garantir ensino de qualidade a todas as crianças, especialmente nos anos iniciais da alfabetização.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Mandirituba destacou a relevância do encontro, lembrando que o Paraná ocupa atualmente o segundo lugar no ranking nacional de alfabetização. A gestão municipal reforçou ainda o papel fundamental dos professores nesse processo, que impacta diretamente o futuro das crianças.
Representando Mandirituba, a Escola Municipal Vitor Leal Claudino, da comunidade de Areia Branca dos Assis, teve duas práticas selecionadas para apresentação no Seminário. As professoras Cristiane Wielewski (1º ano) e Elessandra Ramos (2º ano) foram reconhecidas pelo sucesso no processo de alfabetização de seus alunos.
Cristiane destacou a importância da rotina como ferramenta pedagógica: “Através dela vamos fixando os saberes que queremos atingir nos alunos. Trabalho, por exemplo, a operação de adição contando meninos e meninas da sala, e também a ordem alfabética na escolha do ajudante do dia. Assim, reforçamos matemática e linguagem de forma lúdica e envolvente”.
Já Elessandra ressaltou a criatividade em suas atividades: “Sempre busco ensinar por meio de brincadeiras, estimulando a liberdade de expressão e tornando o aprendizado prazeroso e significativo”.
O Seminário SEMPRE consolidou-se como um espaço de troca de experiências e valorização do trabalho docente, fortalecendo a rede de cooperação entre municípios e reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade. Mandirituba sediou o grande evento em razão de possuir o maior teatro da região, com amplo espaço físico para receber o público. Os professores foram acolhidos com uma calorosa recepção, que contou com a apresentação da Guarda Mirim, entoando o Hino de Mandirituba, e também com uma emocionante apresentação de dança.

Comentários