top of page
Foto do escritorjornalrotasul

PM interrompe ensaio de maracatu na praia de Caiobá e grupo denúncia “ação truculenta”

Uma ação da Polícia Militar (PM) interrompeu um ensaio de maracatu na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, no Litoral do Paraná. O vídeo, que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (23), mostra o momento em que um policial retira o tambor da mão de uma das integrantes do grupo Baque Mulher Matinhos e apreende os instrumentos. Três jovens foram encaminhadas à Delegacia de Matinhos.

Em nota, o grupo lamentou a forma “muita agressiva” com que a PM teria agido diante de uma denúncia de perturbação de sossego. “Esta ‘denúncia’ foi feita por um morador de um prédio em frente a praia (perto do meio dia), enquanto ensaiávamos maracatu embaixo de uma árvore, entre o calçadão e a areia da praia (lugar que ensaiamos o ano todo). Os ensaios acontecem uma vez por semana durante uma hora e meia, quase na areia”, diz o Baque Mulher.

O grupo de maracatu ainda acusa os policiais por duas agressões físicas e uma verbal e garante que realizou boletim de ocorrência contra eles. Na nota, o Baque Mulher afirma que a denúncia de perturbação de sossego foi retirada na Polícia Civil, restando apenas a desacato.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar do Paraná, que informou por nota que atendeu um chamado pelo 190 de perturbação de sossego e, no local dos fatos, o solicitante decidiu representar contra as pessoas que causavam o barulho, sendo encaminhadas três pessoas e apreendidos os instrumentos musicais. “A equipe policial adotou os procedimentos necessários e adequados aplicados em qualquer outra situação de perturbação de sossego. A atuação da Polícia Militar, em qualquer situação, é imparcial e segue diretrizes de direitos humanos”, garante a corporação.

Fonte: Banda B

Foto: Reprodução



コメント


bottom of page