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Piên avança no índice de avaliação da transparência municipal

Buscando facilitar cada vez mais o acesso da população ao que se refere a administração municipal, a Prefeitura de Piên tem investido em melhorias no Portal da Transparência. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, em 2022, a avaliação do município foi de 80,58%, conforme a nota do órgão. Em 2019, esse percentual era de 68,70%.

A Prefeitura trabalhou, neste último ano, na disponibilização do cardápio da alimentação escolar das escolas e cmeis, por exemplo. Na área da educação, também foram divulgadas o número das vagas em cada unidade escolar, bem como a lista de espera. Conforme determina o TC, foi feita a disponibilização da composição do Conselho Municipal de Educação, assim como a realização das reuniões e as atas. Também está no Portal de Transparência do município o Plano Municipal de Educação.

Na área da saúde, outro exemplo, é a disponibilização da escala dos profissionais por unidade. Também está no site o nome, cargo e o horário de atendimento. Conforme determina a orientação do TCE-PR, tem no site a composição do Conselho de Saúde, o Plano Municipal de Saúde e o relatório de Gestão Municipal de Saúde.

Servidores são responsáveis por essas mudanças e atualizações no Portal. Entre eles, estão a assessora jurídica, Letícia Fuerst, e o técnico em informática, Adriano Roberto de Oliveira. Segundo Letícia, o corpo técnico do município busca, da melhor maneira, deixar todas as informações disponíveis para a população. “É nosso compromisso, enquanto poder público, fornece mecanismos que facilitem o acesso a todas as informações relativas à transparência municipal", disse. Segundo ela, o objetivo é acrescentar cada vez mais informações no site.

As informações em tempo real da Prefeitura de Piên podem ser acessadas no endereço pien.pr.gov.br/portaldatransparência; na aba Informações em tempo real. Neste caminho é possível ter acesso aos relatórios do Plano Plurianual; Orçamento; Lei de Diretrizes Orçamentárias; a Lei de Responsabilidade Fiscal; Execução Orçamentária; Recursos Humanos; Transferências; Licitações/ Contratos/ Compras; Contas Públicas e Dados Abertos.



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