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CAMINHÃO TAMBÉM PODE ANDAR SOZINHO

Foto do escritor: jornalrotasuljornalrotasul

Montadora alemã Daimler acaba de concluir o protótipo ‘Future Truck’, veículo que dispensa motorista e chega ao mercado em 2025.

A Daimler vê o futuro dos motoristas de caminhão da seguinte forma: sentados em uma cabine, com os olhos grudados em um tablet pousado em seus colos. A companhia demonstrou na última quinta-feira essa ideia no trecho de uma autoestrada perto de Magdeburg, na Alemanha Oriental – o ponto culminante de anos de investimento em inovação.

A empresa diz que o veículo – chamado Mercedes-Benz Future Truck 2025, referência ao ano em que a montadora pretende introduzir o modelo no mercado – é capaz de se locomover no tráfego de forma completamente autônoma a uma velocidade acima de 80 km por hora.

“O caminhão do futuro traz mais eficiência, segurança e conectividade”, disse Wolfgang Bernhard, presidente da Daimler Trucks. “Isso leva a um sistema de transporte mais sustentável, com benefícios à economia, à sociedade e aos consumidores.”

Até agora, existe apenas um protótipo do Future Truck 2025. A companhia, ao demonstrar o produto, negou-se a revelar quantas unidades pretende vender após o lançamento. Antes de o caminhão ganhar as estradas, terá também de vencer barreiras legais e regulatórias.

Em uma rodovia de oito faixas, o caminhão prateado do futuro “conviveu” com outros 20 veículos, que simularam condições de tráfego reais. O caminhão reagiu a carros que frearam, ajustando sua velocidade. Além disso, registrou um automóvel de emergência, abrindo espaço para que ele passasse.

Ao contrário do pequeno carro de dois assentos do Google, o caminhão da Daimler mantém um volante como equipamento de emergência. Isso permite que o motorista intervenha em manobras críticas, agindo da mesma forma que os pilotos de aeronaves.

O caminhão do futuro usa uma tecnologia que a Daimler tinha desenvolvido para seus sedãs. No ano passado, a Daimler introduziu o Mercedes-Benz 2014 S-Class, que ainda precisa de um motorista, mas traz embutidos parte dos sistemas de comunicação presentes do Future Truck.

Multitarefa. A experiência de guiar um caminhão autônomo é agradável para o caminhoneiro. Isso significa que motoristas terão tempo de falar com suas famílias ou empregadores, processar tarefas administrativas e traçar rotas enquanto exercem a atividade principal.

“No primeiro momento, parece estranho”, diz Hans Luft, o motorista que testou o caminhão. Ele levantou as mãos aos presentes para mostrar que não estava com elas no volante e também trabalhou no seu tablet durante a viagem. “No fim das contas, você aprende rapidamente a confiar no caminhão. E aí é ótimo.”

Para que o piloto automático funcione, o motorista ainda tem de iniciar a viagem e chegar até a autoestrada, para atingir a velocidade de 80 km por hora. A partir deste momento, o sistema pede ao motorista que ative o piloto automático.

O veículo é equipado com sensores na parte dianteira que podem identificar objetos que estejam de 70 a 250 metros de distância. O Future Truck pode identificar estradas de pistas simples e duplas, além de objetos e pedestres, reagindo a eles.

Analistas veem desafios para os veículos autônomos. “O desenvolvimento desses veículos hoje é menos sobre capacidade tecnológica e mais sobre a habilidade dos envolvidos em administrar problemas comerciais e regulatórios associados com a chegada deles ao mercado”, disse a Ernst & Young em nota.

Fonte: O Estado de S. Paulo


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