Um bar do bairro Batel, em Curitiba, e a Associação dos Bares e Casas Noturnas (Abrabar) foram condenados a pagar R$ 12 mil a quatro policiais militares das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). De acordo com a defesa dos policiais, os quatro foram acusados de abuso de autoridade e chegaram a ser afastados de seu trabalho por contra desta denúncia.
O caso aconteceu por volta das 23 horas do dia 2 de abril de 2018. Na ocasião, os policiais haviam recebido uma denúncia de que um homem armado poderia estar rondando o estabelecimento. No dia seguinte, porém, o bar e a associação teriam acusado os policiais de abuso de autoridade.
Advogado dos policiais, Jeffrey Chiquini afirma que o dono do estabelecimento permitiu a entrada dos policiais e que nenhum abuso aconteceu. “Os policiais realizaram uma busca breve, sem buscar abordar ninguém e nem determinar o fechamento do estabelecimento. Como não encontraram nada ilícito, foram embora. Mas, no dia seguinte, foram surpreendidos com as acusações e chegaram a ser afastados injustamente de suas funções. As pessoas precisam entender que isso causa dano a imagem e que isso gera responsabilização”, disse.
Na decisão, o juiz determina o pagamento de R$ 3 mil a cada um dos quatro policiais.
A Banda B procurou a Abrabar, que informou que até o momento não foi notificada da decisão. “Mesmo assim, naturalmente, não é uma decisão final, e sim primeira instância do Juizado Especial. Desta forma, recorreremos em todas as instâncias que forem permitidas para que a Justiça seja realmente feita, por isso a palavra final será no trânsito julgado”, disse o presidente da entidade, Fábio Aguayo.
Fonte: Banda B
Foto: Divulgação PMPR
Comments